Uma inovadora cerveja Weizen com açaí nascida na Universidade

Pesquisa da Federal do Amazonas é destaque no Inovatech em Juiz de Fora (MG)

Artesanal, inovadora, sustentável e saudável, uma Weizen com açaí é destaque no encontro internacional a ser realizado em Juiz de Fora (MG) em 20 e 21 de novembro. A cerveja é estrela do segundo dia do Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável (Inovatech). A apresentação cabe à pesquisadora Aurilene Siqueira, que desenvolveu a artesanal com outros estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A cerveja (6% de teor alcoólico) é resultado de um trabalho de três meses, de quatro alunos desafiados pelo professor Johnson Pontes de Moura, da disciplina Operações Unitárias I, do 6º e 8º períodos, dos cursos de Engenharia Química e Petróleo e Gás. O orientador diz ter lançado esse desafio para os estudantes contemplarem processos reais, dimensionarem os equipamentos e valorizarem as competências e habilidades desenvolvidas nas disciplinas de Engenharia.

Diogo Freire, um dos integrantes da equipe, explica a escolha do açaí pela abundância do fruto na região e seu alto valor nutricional. Aurilene ressalta o potencial do fruto em sua formulação bioquímica com a presença de antioxidantes. De acordo com a pesquisa, a Weizen de açaí também apresenta compostos que colaboram no tratamento de ferimentos na pele. Continuar lendo.

Esse post chegou a você pela Revista Beer Art. Curte cerveja? segue os caras.

LogoBeerArt

Comments

comments